Pink Floyd libera nova música e anuncia que The Endless River será o último disco da banda


O Pink Floyd revelou a primeira música completa do novo disco, The Endless River – o primeiro em vinte anos. A faixa, intitulada “Louder Than Words” foi lançada no Reino Unido, e as notas de abertura – sinos de Igreja tocando – lembram o os sons derradeiros de “High Hopes”, de The Division Bell. “We bitch and we fight / Diss each other on sight / But this thing we do’, canta Gilmour – com uma voz que parece não ter mudado desde 1994 –, em meio a uma atmosfera que remete a “Hey You”.

 “With world weary grace /We’ve taken our places /We could curse it or nurse it or give it a name /Louder than words /this thing that we do”, canta a banda. Por volta de 3min30, Gilmour dá início a um solo de guitarra tradicional dele no Pink Floyd – possivelmente pela última vez (leia mais abaixo). “[A compositora] Polly [Samson] escreveu a letra de ‘Louder Than Words’ para expressar que havia algo mágico na música que nós três fazíamos juntos. Um fluxo mágico que é sintetizado, se você gostar, pelas frases ‘Louder Than Words’”, diz Gilmour sobre a faixa.

 “Este é um dos pedaços de música que parece juntar claramente a ideia para uma canção, e Polly veio com a ideia para ‘Louder Than Words’ como algo que descreve o que atingimos quando fazemos o tipo de música que fazemos” acrescenta o guitarrista. “Nem eu nem Rick somos pessoais verbais, e, então, Polly estava pensando que era muito apropriado para nós expressarmos o que fazemos pela música, mas ela está nos ajudando a descrever isso com palavras também”.
Ouça “Louder Than Words” abaixo.



“É uma pena, mas é o fim”
The Endless River, o primeiro disco do Pink Floyd desde The Division Bell (1994), será também o último da banda, como confirma David Gilmour. “Creio que comandamos com sucesso o melhor que há. Suspeito isso”, diz Gilmour sobre o futuro do Pink Floyd. Em entrevista à BBC 6 Music, Gilmour acrescenta: “É uma pena, mas é o fim”. The Endless River chega às lojas em 10 de novembro.

 “The Endless River é um fluxo contínuo de música que cresce gradualmente por quatro partes separadas durante 55 minutos”, diz o guitarrista. “Há, de certa forma, uma continuação do álbumDivision Bell, sendo a última frase de Division Bell ‘the endless river’ – ‘the endless river forever and ever’ no fim da canção ‘High Hopes’”. Para o próximo disco, Gilmour e o baterista Nick Mason revisitaram e retrabalharam no que sobrou das sessões de estúdio de Division Bell como forma de homenagear o tecladista Rick Wright, que morreu em 2008.

“O único conceito é o conceito de eu, Rick e Nick estarmos tocando juntos da maneira que fizemos no passado, mas esquecemos que fizemos, e foi instantaneamente familiar”, diz Gilmour. Mason acrescenta, “Acho que Rick ficaria animado. Penso que este disco é uma boa maneira de reconhecer a dimensão do que ele fez. Acho que o elemento mais significativo foi, sinceramente, ouvir o que Rick fez, porque, ter perdido Rick, lembrou-nos do quão especial ele era como músico”.

The Endless River ainda traz contribuições do físico Stephen Hawking, cuja “voz” aparece na faixa “Talkin’ Hawkin’” duas décadas depois de ele ter falado em “Keep Talkin’”, de Division Bell, além das composições de Anthony Moore e Samson. O quarteto de cordas Escala também aparece em “Louder Than Words”. Phil Manzanera, guitarrista do Roxy Music ajudou a produzir o álbum, enquanto o cofundador do Pink Floyd, Roger Waters, recentemente foi ao Facebook reafirmar que ele não estava envolvido o projeto.

Assista ao vídeo abaixo.


Fonte: rollingstone


0 comentários:

Postar um comentário