Avenged Sevenfold: estratégia de lançamento surpresa falha e o álbum novo não vende como esperado


Avenged Sevenfold não é uma banda que costuma aparecer muito no MPM, mas esse lançamento surpresa da banda desde o início me fez pensar se esta estratégia realmente funcionaria. O álbum The Stage foi lançado no último 28 de Outubro e a ideia era pegar todo mundo de surpresa, mas a estrategia não funcionou como esperado. 

O álbum vendeu menos da metade do que foi conseguido com o álbum anterior na primeira semana. The stage vendeu 76.000 unidades contando vendas on-line e streaming, o normal seria vender algo entre 140.000 e 160.000 mil unidades na primeira semana. Apenas o primeiro disco da banda vendeu menos que 76.000, todos os outros venderam bem mais, como o Hail the King de 2013 que vendeu 159.000 cópias. 

O álbum foi simplesmente lançado, sem nenhuma divulgação prévia, sem nenhum vídeo. Se essa estratégia tivesse dado certo, tudo que sabemos sobre divulgação, distribuição e marketing no mundo da musica não valeria nada. O impacto seria enorme sobre todas as outras bandas e gravadoras, mas definitivamente não é o caso. A banda foi ousada mas perdeu muito ai, com certeza gastou muito dinheiro pra fazer esse álbum e ter um retorno "tão pouco" (ainda esta em #4 no top 200), A velha divulgação prévia e a necessidade de avisar todo mundo, criar uma expectativa, mesmo na era digital, onde ninguém mais espera a data de lançamento, ainda parece ser o caminho certo a seguir.                      





0 comentários:

Postar um comentário